Dúvidas Frequentes

O que é psicoterapia?

A psicoterapia é um processo, que leva a pessoa ao auto-conhecimento, através da compreenção de seus processos e mecanismos mentais.
Adquirindo um maior conhecimento de si e do mundo, o indivíduo passa a refletir sobre seus comportamentos, sentimentos e pensamentos, bem como sobre as conseqüências destes sobre sua vida.
Conhecendo-se, a pessoa passa a lidar com seus sentimentos de forma mais saudável, sem deixar-se dominar por estes e sem sabotar seu crescimento pessoal.

 

Quanto tempo dura a psicoterapia?

O tempo de duração da psicoterapia depende de fatores como: queixa, envolvimento do paciente com o tratamento, recursos internos do paciente  e a linha teórica de atuação do terapeuta. Desta forma, é difícil pré-determinar a duração deste processo.

Quanto às sessões, geralmente o acompanhamento é semanal, com 50 minutos de duração, mas essa regularidade pode ser modificada dependendo do caso a ser tratado.

 

 Qual é a diferença entre psicólogo e psiquiatra?

O psicólogo é um profissional com formação em Psicologia, habilitado para abordar toda e qualquer queixa cujas causas sejam de ordem emocional ou queixas físicas que têm como causas questões de ordem emocional.  O psicólogo não pode prescrever remédios.

O Psiquiatra é um profissional com formação em Medicina, habilitado para cuidar de queixas cujo tratamento medicamentoso se faz necessário.

 

Quando procurar um psicólogo?

São vários os motivos que levam uma pessoa a procurar psicoterapia:

  • Insatisfação com algum aspecto da vida seja profissional ou afetivo;
  • Indicação de outro profissional: médicos, professores, fisioterapeutas;
  • Desejo de ampliar seu auto-conhecimento e melhorar suas habilidades pessoais e profissionais;
  • Sofrimento causado por determinados sintomas, tais como: ansiedade, tristeza, insegurança, etc.

Copyright 2011 Clínica PsicoBio